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Por que usar imagens em posts de blog?

Por que usar imagens em posts de blog?



Depois de muito tempo criando conteúdos e publicando informações de todos os tipos para inúmeros segmentos e empresas de todos os portes existentes, podemos afirmar que usar imagens em posts de blog e também de outras redes sociais é fundamental.

Mas vamos nos ater aos posts de blog, que era a nossa proposta original para este artigo.

O que então explica a importância do uso de imagens em blogs?

Imagens envolvem mais e chamam a atenção

Você já percebeu que imagens, por diversos motivos, relacionam-se melhor com as pessoas do que uma tela branca de computador repleta de letras? Isso acontece porque formas e cores promovem estímulos visuais muito maiores que os textos e por isso capturam a atenção das pessoas de forma mais rápida ativando áreas cerebrais relacionadas a sentimentos passados. Tudo isso em uma fração de segundos, algo que o texto não faz, já que demanda leitura e interpretação.

Facilitam o entendimento

Muitas vezes um gráfico, a imagem de um produto ou de um profissional em alguma ação relacionada ao assunto abordado pelo post podem ser extremamente útil para explanar, ilustrar ou complementar uma ideia sobre o tema.

Maior destaque em redes sociais

Se sua empresa utiliza mais de um canal de comunicação, como Facebook ou Linkedin, por exemplo, para disseminar conteúdo, as imagens são praticamente obrigatórias. O motivo é simples: o já comentado fator de velocidade de identificação de assunto e também de identidade da sua empresa ao relacionar o material em múltiplos canais.

Mas atenção, alguns cuidados devem ser tomados antes de se publicar um material com qualquer imagem encontrada na internet:

Tamanho das imagens

Imagens muito grandes demoram a carregar e isso é ruim para o seu site. Usuários de internet estão acostumados com o imediatismo da rede e os visitantes do seu canal não são diferentes. Além disso, qualquer ser humano gasta pouquíssimos segundos para decidir se segue lendo a sua notícia ou se passa para a página seguinte, logo, gastar esse tempo fazendo um possível cliente esperar, definitivamente é um tiro no pé.

Além disso, o tempo de carregamento do site é um fator considerado pelo Google na avaliação de sites, assim, se seu site for lento, isso pode comprometer a pontuação e o posicionamento do site no ranking do Google.

Atenção x Conversão

Cuidado para que as imagens escolhidas não se destaquem mais que seus botões e formulários de conversão.

Imagens não são “lidas” pelo Google

Quando utilizar imagens, atente para que todo o conteúdo não esteja nela, pois como as imagens não podem ser lidas como textos, o que estiver na imagem não será analisado e disponibilizado como material relacionado e desta forma o conteúdo pode não ser validado pelos algoritmos de um buscador como o do Google.

Um exemplo: se a sua empresa tem o costume de publicar infográficos constantemente em forma de imagens, talvez os baixos números de visualização e conversão estejam assim se definindo porque nenhum sistema consegue ler o que ele está tentando mostrar, logo as buscas não mostram ele como resposta a uma possível “pergunta” de procura.

Direitos autorais

Para adicionar uma imagem em um post de blog ou de redes sociais como Facebook e Linkedin, não basta pegar uma imagem qualquer na internet e veicular junto com o texto que você acabou de produzir. Você pode estar infringindo um direito autoral e isso pode dar prejuízo caso a contraparte resolva acioná-lo judicialmente.

Para saber mais sobre como divulgar a sua empresa, produtos e serviços na internet...

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